É importante ter bom isolamento térmico na sua casa. Se o tivermos no inverno não teremos perdas de calor e no verão a casa ficará fresca.aqueça demasiado. O sistema de isolamento térmico deve ser planeado durante o período da construção da sua habitação. Para que não haja perdas de calor nos canos ao transportar a água, estes devem ser instalados nas paredes interiores que dividem a casa. Durante a construção da casa também é conveniente aplicar placas de poliestireno expandido (o chamado esferovite), aglomerado negro de cortiça ou lã de rocha nas paredes de modo a isolar a sua habitação tanto da estação fria como da estação quente. Por outro lado se a casa já está construída, há algumas coisas que se pode fazer para remediar a situação.
Telhado
O sótão deve ser a primeira área a proteger, pois se o ar quente sobe, o sótão deve estar bem protegido pois a probabilidade do calor sair por esta divisão é muito alta. Para fazer o isolamento térmico do sótão a melhor forma é começar por isolar o piso. Se o sótão for habitado, é preciso fazer o isolamento do telhado. Para iniciar esta tarefa deve aspirar totalmente toda a área para depois começar a trabalhar. Se a estrutura for constituída por madeira, convém verificar se está danificada com caruncho. Verifique o estado do telhado, para que não haja eventuais infiltrações de água danificando deste modo o material isolante. Se precisar deve proceder à substituição das telhas partidas e compôr alguma que esteja fora do lugar. Depois, no interior, cubra o telhado com lã de rocha, placas de cortiça ou de esferovite, sem deixar quaisquer frestas. Deve ter em conta de que quanto mais espesso for o material, mais eficaz será o isolamento térmico. Se preferir pode optar por colocar um tecto falso já isolado.
Portas e janelas
Uma forma de isolamento é calafetar as portas e janelas com fita de espuma sintética ou de borracha autocolante ou com massa de silicone. Coloque-as ao longo dos caixilhos. Outra opção é usar fita metálica, esta fita tem uma maior durabilidade do que a fita de espuma ou borracha. Para calcular a espessura necessária, ponha um pedaço de plasticina na zona a calafetar e feche a porta ou a janela, depois volte a abrir e retire a plasticina. Desta maneira consegue medir a espessura adequada. Deve limpar bem a área a isolar antes de iniciar a tarefa. Se optar por usar fitas de isolamento, estas não podem estar dobradas ou tortas. Deve ter cuidado ao colocar a fita, esta deve ficar direita e bem colada para que não se descole quando a porta ou janela se abrirem. As pontas da fita devem estar bem ajustadas aos cantos dos caixilhos. Se escolher a massa de silicone, esta deve ser colocada em todo o caixilho, depois cubra a massa de silicone com uma fita larga ou com papel de alumínio sem deixar rugas. Se puder deixe a porta ou a janela fechada por um período de um ou dois dias. Após isto, o silicone deverá estar duro e aí já o papel de alumínio e o excesso com ajuda de uma faca. Pode também usar calhas de borracha para evitar a entrada de ar por debaixo da porta. A calha a comprar deve ter uma largura e uma espessura adequada. Pode também se preferir, colocar no mesmo lugar uma fita de escova em nylon ou uma tira metálica com PVC. Os cortinados, especialmente os mais pesados, também conseguem proporcionar um bom isolamento térmico. Por outro lado os vidros duplos, podem ser uma boa forma de isolamento e são o método mais escolhido, mas são uma opção mais dispendiosa e a sua eficácia não é assim tão elevada. Os vidros duplos têm uma boa vantagem: não embaciam quando há o risco de condensação.
Paredes
Quanto maiores forem as janelas, maior será a probabilidade de perder calor por elas. Para isolar as janelas deve-se ter em atenção ás suas possibilidades e necessidades e o tipo de parede em questão.
- Paredes duplas: basta ter a caixa de ar entre as duas paredes para se adquirir um bom isolamento térmico. Se mesmo assim o quiser aperfeiçoar, deve fazê-lo na fase de construção da casa, podendo assim revestir uma das faces interiores da caixa de ar com esferovite.
- Paredes simples: há vários materiais destinados ao forro das paredes exteriores pelo lado de dentro. Um deles é o esferovite. No entanto este tipo de tarefa é complexa, pois temos de tirar e voltar a colocar o rodapé, os caixilhos das portas e janelas e as tomadas e interruptores eléctricos. Depois de colocar o material isolante, irá ter de estucar a parede de novo. desta forma, é aconselhável pedir a ajuda a um profissional. Se quiser um fazer um isolamento de uma forma mais simples pode forrar a parede com cortiça decorativa.
Como proceder ao isolamento térmico:
Se conseguir um bom isolamento térmico, o nível de fuga do calor doméstico é menor ajudando assim a proteger a canalização e reduzir os danos durante o Inverno. As divisões da sua casa podem ser isoladas de diferentes formas. A maioria das tarefas de isolamento feitas por um profissional. O custo ao pagar a um profissional irá ser compensado com a poupança de energia.
- Telhados e canalização
Como qualquer tarefa de bricolage, esta pode ser dividida em fases.Calcula-se que cerca de 25 % do calor é desperdiçado através do telhado. desta forma o telhado é um bom ponto de partida para iniciar um projecto de isolamento térmico. Deve ter em atenção que as canalizações existentes no telhado são as que correm mais risco de congelamento.
Canos
Em Portugal o clima é ameno e há poucas regiões onde é preciso isolar os canos. Se eventualmente viver numa dessas zonas em que o Inverno é muito rigoroso e com temperaturas muito baixas convém deste modo fazer um isolamento nos canos. Se tiver um contador de água fora de casa, para o isolar pode construir uma caixa de madeira com as dimensões do contador. Depois forre a caixa com lã de rocha ou de vidro de forma a duplicar o isolamento. Deve de igual forma fazer o isolamento térmico do espaço entre o contador e a parede. Este tipo de operação pode ser aplicado da mesma forma para as torneiras exteriores.
Os canos de água para não perderem calor devem ser também da mesma forma isolados. Se os canos forem de água quente a melhor forma de isolá-los é através de tubos de isolamento de espuma de borracha. Estes devem ser fechados com fita adesiva ou cola. Se isto não for possível utilize fita de espuma de plástico, fibra mineral ou fibra de vidro. As torneiras e as válvulas de segurança também podem ser protegidas, somente deixando livre o manipulo. As curvas e uniões devem ficar bem protegidas.
Nota: Ao usar lã de vidro, tome cuidado para que esta não entre em contacto com a pele. Para sua protecção use luvas. Quando terminar a tarefa deve lavar bem as mãos e os braços com água corrente.
A importância da segurança
Antes de qualquer tarefa deve adquirir roupa de protecção adequada. deve ter ao seu alcance:
• Fato-macaco e luvas para proteger do pó.
• Óculos e máscara de protecção facial.
• Um capacete de segurança, esta peça é fundamental quando se trabalha em espaços confinados.
Materiais de isolamento
Para eliminar a perda de calor pode aplicar um isolamento entre as vigas. A escolha do tipo de isolamento vai depender da sua escolha pessoal ou da facilidade de aplicação desta. Alguns tipos de isolamento são bastante simples e não são tão agressivos para a pele. Qualquer que for o tipo de isolamento térmico a usar, este deve ser colocado a uma profundidade de 200 mm. Para atingir esta profundidade nem sempre é fácil. De igual forma, se a área do telhado possuir pavimento, este pode restringir a profundidade do isolamento. Neste caso, o pavimento terá de ser levantado para aplicar o isolamento entre as vigas.
Isolamento de lã mineral
Este tipo de isolamento consiste em rolos de fibra de vidro, fibra mineral ou fibra de rochas, que são desenrolados entre as vigas. Estes rolos são compostos com várias larguras de forma a se adaptarem ao espaço entre as vigas. Um rolo normal mede aproximadamente 6-8 m de comprimento, porém existem tamanhos mais pequenos. Existem materiais que provocam irritação na pele. Devido a isso use sempre luvas quando aplicar o isolamento.
Isolamento granulado ou em pó
Este tipo de isolamento é vendido em sacos e é simplesmente deitado entre as vigas e nivelado com as suas superfícies superiores. Apesar de ser fácil de manejar e de espalhar, as variedades em pó, como a vermiculite, podem ser muito desagradáveis para se trabalhar. O material pode ter tendência a desaparecer se a área do telhado sofrer muitas correntes de ar.
Painéis isoladores
Os painéis isoladores são leves e fáceis de manusear, porém alguns como a lã mineral, provocam irritações de pele. A largura destes isoladores adapta-s com facilidade aos espaços entre as vigas. Para obter uma boa barreira de som, use isoladores de elevada densidade.
Compras essenciais
Para se ter um bom isolamento não é preciso gastar muito dinheiro. Os produtos mais eficazes não são assim tão dispendiosos e em pouco tempo estará a poupar. Todos os tanques no telhado para armazenar água devem ser protegidos contra o frio. Este processo de isolamento dos tanques, são na verdade nalgumas empresas de fornecimento de água exigido por lei. Para isolar este tanques existem materiais próprios almofadados. Do mesmo modo as canalizações dispostas no telhado devem ser isoladas com materiais adequados de forma a evitar qualquer congelamento.
Algumas sugestões práticas:
• Para os tanques de armazenamento de água que não tem isolamento deve reservar algum espaço por baixo de modo a que o calor que sobe possa evitar o seu congelamento.
• Deve fazer o isolamento térmico do alçapão de acesso ao telhado com isolamento de lã mineral, aplique depois um plástico. O plástico pode ser fixado com cola ou pregos.
Isolar paredes e pavimentos
As paredes são a parte mais importante da casa e devem por isso ser bem isoladas de modo a não perder o calor ou o fresco do interior da casa. O tipo de isolamento a aplicar irá depender muito da forma da construção da casa. Por exemplo se tiver paredes maciças há um método diferente do casos das paredes que são ocas. É muito importante que o chão também seja isolado pois 15 % do calor perde-se através dos pavimentos.
Perda de calor nas paredes
As paredes sofrem uma perda de calor com cerca de 35%. O melhor método para isolar as paredes que são ocas é contratar um profissional da área. Mesmo que gaste algum dinheiro é mais vantajoso e alongo prazo irá compensar o dinheiro gasto. No caso das paredes maciças pode injectar uma espuma própria, esferovite ou fibras minerais na cavidade através de orifícios feitos na parte exterior da parede. Este tipo de trabalho deve ser elaborado por um bom empreiteiro.
Como aplicar:
Isolar as paredes interiores de uma casa pode ser feito por qualquer um. Pode colocar placas térmicas de pladur em paredes secas e paredes exteriores. Outra forma de isolamento é adicionar uma moldura de madeira à parede e depois revesti-la com painéis, lã mineral e pladur. Para não correr o risco de condensação, agrafe um revestimento plástico ao material isolador. A desvantagem para as duas formas de isolamento é que irá perder alguma área de chão na divisão. Pode-se perder cerca de 50 mm se usar pladur térmico e mais ainda se se quiser criar uma parede divisória. Por outro lado, o conforto que proporciona e a poupança de custos, compensam os gastos e o trabalho. Se a parede de pladur for robusta, as placas podem ser facilmente fixas com cola. Deve aplicar sempre uma barreira anti-vapor.
Algumas sugestões práticas
• Os revestimentos de parede em tecido conseguem dar um bom isolamento. Os tapetes e os cortinados também conseguem manter o calor e reduzir o som.
• Para ter um ambiente mais silencioso apliques isolamento acústico nas paredes.
Pavimentos com problemas de excesso de ventilação
Se pretender fazer um isolamento em soalhos grandes cavidades por baixo, irá sem dúvida ser trabalhoso.O melhor é não o fazer. Pode no entanto substituir o soalho velho por um novo. O método de isolamento é o semelhante à aplicação de isolamento de telhado. deve encontrar encontrar uma forma de apoiar o material isolador entre as vigas. Para fixar o isolamento use uma rede de nylon agrafada aos lados das vigas. Estique bem a rede antes de a pregar às vigas para que o isolamento não descaia deixando entrar ar frio. Algumas ripas de madeira entre as vigas seguram o isolamento em painéis. Se tiver um soalho com correntes de ar o melhor é colocar um bom forro sob o tapete e encher as fendas entre as tábuas com massa especial.Um método mais fácil de resolver problemas de soalhos com correntes de ar é pôr um bom forro sob o tapete e também encher quaisquer fendas entre as tábuas com massa. As fendas mais largas devem ser revestidas com tiras de madeira feitas à medida. Depois de coladas, deve-se passar uma plaina pelas tiras para ficar ao mesmo nível do soalho. Para os pavimentos de betão sem qualquer revestimento o isolamento é feito cobrindo a área com painéis de poliestireno, revestidos por uma placa de politeno. Depois aplica-se por cima deste, um soalho flutuante de aglomerado de madeira com uniões de macho e fêmea. Deve deixar um espaço de 9 mm entre o aglomerado de madeira e a parede para permitir a expansão. Convém colocar um novo rodapé. A caixa de ar sob o soalho flutuante ajudará a manter a área quente. A aplicação de um chão por cima de outro irá muito provavelmente criar algumas alterações, pois o novo pavimento ficará mais alto. Neste caso, as portas terão de ser retiradas e aplainadas. As arquitraves à volta das portas também terão de ser adaptadas.
Sugestões práticas
• Para expandir calor por toda a divisão coloque uma prateleira cerca de 150 mm por cima de um radiador.
• Pode usar papier-mâché, uma mistura feita de pedaços de jornal e de uma solução espessa de cola de papel de parede, para reparar pequenos orifícios nos soalhos. Acrescente tinta de madeira que combinando com a cor do soalho e depois passe uma lixa.
• Se o soalho estiver em muito más condições, cubra a área com painéis de cartão de fibra prensada ou contraplacado de madeira.
Fendas a fechar
As correntes de ar não passam somente à volta das portas, mas também através destas. Isto é é muito simples de resolver. Pode optar por comprar coberturas de buraco de fechadura. Estas são baratas. Pode também aplicar uma tampa do tipo escova ou de borracha fixa no interior de uma caixa de correio que esteja inserida num portão ou numa porta. Estas tampas impedem que qualquer coisa, além do correio, entre através desta.
Portas e janelas
As portas e janelas são as principais fontes de correntes de ar existentes na casas. Felizmente existem muitas soluções para resolver este problema. As janelas são responsáveis por cerca de 10 % da perda de calor. Umas das solução colocar vidros duplos, no entanto mas esta é a solução mais dispendiosa e pode-se demorar cerca de 20 anos a recuperar o investimento em termos de poupança de energia. Deste modo as fitas de calafetagem são um método pouco dispendioso de tapar fendas à volta das janelas e portas. Estas fitas são auto-adesivas e de fácil aplicação. Se optar por fitas de espuma, estas pode não resolver completamente o problema. Não escolha as fitas mais mais baratas, pois normalmente estas ficam comprimidas e não desempenham a sua função adequadamente. Compre produtos que tenham garantia entre dois e cinco anos. Estes serão de fácil remoção e substituição se desejar melhorar o sistema de calafetagem. As juntas auto-adesivas de borracha, normalmente com perfis em “E” ou “P”, são mais caras, mas são melhores em termos de eficácia e de duração. As janelas de caixilho são mais fáceis de calafetar do que as de guilhotina. A forma mais eficaz de impedir as correntes de ar de entrar pelas partes laterais das janelas de guilhotina é fixar uma fita com escova de nylon. O topo e o fundo não necessitam de tratamento especial, uma vez que neste caso não se pode usar nenhum dos produtos recomendados para janelas de caixilho. As massas de enchimento de silicone são boas para encher espaços grandes ou irregulares à volta das janelas e portas. Existem diversas cores: branco, castanho e castanho-claro. Use uma pistola de calafetagem para as aplicar mais facilmente, embora também haja produtos que não necessitam de pistola. Para aplicar a massa de enchimento de silicone, limpe a massa.
Como manter o equilíbrio
As principais áreas a isolar são as janelas, portas, chaminés e alçapões de acesso ao telhado. Os rodapés e os espaços entre as tábuas do soalho não devem ser esquecidos. No entanto, deve-se ter um certo equilíbrios, pois de isolar todos os cantos da casa sem deixar entrar o ar pode correr o risco de haver condensação. Deve então deste modo é calafetar todos os locais da casa por onde entra o frio, deixando alguma ventilação sob a forma de grelhas, respiradouros de tijolo e ventoinhas de extracção.
Como isolar portas e janelas
Por muito pequenas que sejam as fendas na construção de uma casa, estas podem se tornar bastante desconfortáveis. Calcula-se que cerca de 15 % da perda de calor é devido a um mau isolamento ou à falta deste. Para remediar a situação pode instalar materiais isoladores, estes são fáceis de aplicar e são pouco dispendiosos. Um isolamento eficaz impede o calor de sair e torna a casa mais quente eliminando as correntes de ar.
Fonte: http://www.facavocemesmo.net/isolamento-termico/